Events Calendar help
Entre Margens. Encontro de Tocadores
From Friday, 01 June 2018
To Sunday, 03 June 2018
Hits : 207

O Encontro de Tocadores consiste num evento de três dias que junta tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas. Através dos tocadores convidados, que são na sua maioria “símbolos” de um saber que se esgota, fomenta-se a partilha de reportórios e técnicas instrumentais de Portugal e da Galiza e perpetua-se a importância do “saber tocar de ouvido”, a aprendizagem da música sem pautas.

Em encontros informais, os participantes têm a possibilidade de partilhar conhecimentos e explorar métodos de tocar tradicionais. Espera-se contribuir para a salvaguarda do património imaterial musical de várias regiões de Portugal, em particular do Minho, em diálogo com a região da Galiza, explorando o contexto transfronteiriço historicamente relevante dos territórios.

O formato do evento consiste numa série de oficinas de aprendizagem, com a presença de tocadores de vários instrumentos (na sua maioria, músicos rurais, envelhecidos, dedicados a práticas musicais em declínio) e um "pivot" (responsável por facilitar a dinâmica da oficina e a troca de informação entre o tocador antigo e a assistência). A escolha do “pivot” será criteriosa, devendo este conhecer o enquadramento da formação e possuir experiência como facilitador de dinâmicas de grupo. Por fim, a assistência das oficinas será constituída por jovens músicos que tencionam aprender técnicas e repertórios de instrumentos "tradicionais", procurando renová-los, experimentá-los e inseri-los em novas práticas musicais, sem intenções "fossilizadoras" ou discursos imobilistas de identidade regional ou nacional.

Para além destas oficinas, o Encontro inclui palestras com temas específicos e oradores convidados (músicos, tocadores académicos, etc.), exposições, concertos, projeção de filmes e documentários, bailes noturnos à volta de "jam sessions" dos vários músicos presentes. Tudo isto, com vista a gerar uma interação entre músicos e não-músicos de várias gerações e proveniências.

Três dias a não perder, num encontro único!

Fernando Barroso e Margarida Mariño (gz) Vémonos este sábado no Encontro de Tocadores 2018 de Caminha Município

Logo de ter tocado con os mellores músicos e bandas do folk galego dos últimos anos, desde o 2015 inicia a súa carreira en solitario. Agora en Caminha presenta a dúo o seu disco “Silence Lovers Club - Mandolin Pieces” acompañado da violonchelista Margarida Mariño un repertorio de temas propios interpretados por un instrumento traído da tradición portuguesa como o bandolim. Presentan o novo disco.
Location : Caminha

Back

Atención! Este sitio usa cookies e tecnoloxías similares.

Facendo click en aceptar, estás dacordo co seu emprego

Acepto