Liviao de Marrao (político-musical) é um coletivo afincado nalgum ponto indeterminado do coração da Galiza (em Chantada), integrado por 10 rapazes que se criaram vendo o Xabarín Clube e mamando o rock bravú.
A banda mistura aquela energia e atitude perante o país e o mundo que os rodea, aquela “força de avondo para tronçar o universo inteiro” que dizia o Manifesto de Viana do que em 2014 se cumprem 20 anos, com o punk, o ska e ritmos da música tradicional galega.
Liviao de Marrao (p-m) nasceu por focinhos e por cachuchas em 2010, entre um cortelho de Vila Uge (Chantada) e os vapores psicotrópicos da Compostela pós-moderna de Bugalho e Conde Roa; dos dom Celidónios darestora. Na fusão de acordes, compasses e vozes emergem músicas e letras que bebem da realidade urgente que nos abafa e nos tripa se não somos quem, desde a retranca e com a luta como único caminho, de erguer o punho com força do focinho e no caralho.
Liviao de Marrao ao vivo no Castanhaço do 2015, Viana Manifest
Liviao de Marrao. Coradas de cocho. Pulmão de porco. O cheiro da carne sem castrar. O cheiro das arelas, do monte, do estadulho e do autêntico. O arrecendo duma geração. O aroma da liberdade comesta pelos papéis numerados. Liviao de Marrao canções desesperadas que expressam ainda no meio do obscuro lírica cheia de retranca que acende ainda lume nos curutos por ver se alguém nos acompanha na terrível dor de ser... Humanos.
A banda publica o seu primeiro disco no outono do 2013, Matança eta Filhoak, e tres anos despois -fevereiro de 2016- um segundo LP, Que cada cão lamba a sua caralha, ambos continuadores da linha do rock bravú dos anos 90, dos que são declarados seguidores. Na atualidade compõem a banda:
O García do Outeiro - Voz
Marrao - Panadeiro de Castro
Gurgo Bein da Lagoa - Guitarra
Levices de Monteforte - Baixo
Manoliño de Líncora - Gaiteiro
Chemita de Chantada - Saxo alto
Luismi da Tolda - Trompeta
Cuervo de Esmoriz - Saxo tenor
Peito de Camba - Batería
Bambino de Vigo - Violino
(Actualizado en novembro de 2019)
MATANÇA ETA FILHOAK (Outubro 2013)
Accede á zona de Descarga de Liviao de Marrao